Final de Campeonato no Domingo, não tem preguiça!
Quem veio para grande final do 9º Campeonato da Confraria do Kart estava muito bem disposto. Ao contrário daquelas tardes de domingo sonolentas e preguiçosas, os pilotos estavam inquietos e ansiosos com as conquistas pelas quais lutariam. Havia disputa pelo título de piloto em cada grupo, pelo título de equipes, acesso e descenso entre os grupos e a classificação para o 5º GP dos Campeões que é o título máximo em nosso Campeonato.
E disputas não faltaram. Qualquer posição conquistada na pista poderia significar tudo de bom ou tudo de errado para pilotos e equipes.
Grupo 1
Este é o grupo mais equilibrado e sem sombra de dúvidas onde cada posição é disputada com muita disposição pelos pilotos. Para se ter uma ideia a diferença de pontos entre o piloto 1º colocado e o 5º era de apenas 36 pontos e com 102 possíveis tudo poderia acontecer. Entre as equipes a coisa estava praticamente definida entre quem seriam as 3 primeiras, o que faltava era definir a ordem. Entre a 1ª e a 3ª colocada haviam só 56 pontos e em disputa 198, ou seja, ingredientes de primeira qualidade para uma corrida quente.
Os seis guerreiros que brigavam pelo título de equipes e pilotos estavam assim distribuídos no Grid: Nardo 4º, Resek 6º, Marcatto 7º, Hélio 8º, Artur 9º e Gui Bassi em 14º.
Com seus dois pilotos mais à frente do pelotão de largada, teoricamente a Linguini levava vantagem pelo menos na hora da largada.
Após a largada, o que se viu foi uma corrida de campeão do Artur que simplesmente atropelou todo mundo a sua frente e chegou a liderança da corrida, abrindo boa vantagem para os outros competidores. Na 2ª posição veio o Ivan Guerra que não disputava nada mas nem por isso deixou de acelerar e tomar pontos preciosos daqueles que estavam na briga pelos troféus. Na 3ª colocação o implacável Nardo, que somou pontos importantíssimos para sua equipe. Na 4ª colocação Resek, parceiro do Nardo e que com essa pontuação colocava a Linguini à frente das outras equipes. Fechando o pódio na 5ª posição outro que não disputava mais nada mas que não estava ali de bobeira foi o Ratão e na 6ª colocação o Nirsu que teve um semestre de pouca sorte, mas fecha a temporada com boas energias para o próximo Campeonato.
Dessa maneira a Linguini que já estava em 1º fechou o Campeonato como a grande Campeã do G1. Com a vitória do Artur a Trilili se consolidou como Vice-Campeã entre as equipes e a Bassi Racing que não colocou nenhum de seus pilotos entre os 10 primeiros colocados da corrida fica com a 3ª colocação do G1.
Entre os pilotos, antes da corrida, o campeonato tinha o Nardo em 1º com 444 pontos, o Resek em 2ª com 440 pontos e o Artur em 3º com 438 pontos, ou seja, entre o 1º e o 3º colocado apenas 6 pontos de diferença. Com esse resultado Artur se sagrou Campeão entre os pilotos do G1 com apenas 2 pontos à frente do Nardo. Para o Resek, ficou mesmo a terceira posição, o que cá entre nós, é um baita resultado.
Troféu, champagne e um brinde aos Campeões do G1.
O lado triste da história, fica por conta do rebaixamento para o G2 das equipes Ivan’s Racing do Ivan pai e Ivan filho e também da Silpas Racing dos pilotos Gustavo Pascoal e Felipe Batista. Desejamos melhor sorte em 2015 e breve retorno ao G1.
Grupo 2
Nesse grupo quem chegava para a disputa só poderia pensar na 2ª posição pois a 1ª já era do Flávio Pessoa da Herby’s Racing. Em 6 corridas o cara fez 4 melhores voltas e conquistou 3 vitórias, 2 segundos e 1 terceiro lugar. Performance nunca vista na Confraria do Kart. O Flávio mais que mereceu o título entre os pilotos.
Mas entre as equipes a coisa não estava assim tão clara. Muito embora a performance individual do Flávio tenha conduzido a Herby’s Racing para a ponta da tabela no final a vantagem para a 4ª colocada era de 81 pontos em com 198 possíveis tudo ainda estava na mesa.
Dos oito pilotos que brigavam pelo título de equipes, dois não puderam comparecer. Igor Lorens e Hebertt Gauss da equipe XWAY Team Racing. Os outros 6 estavam assim distribuídos no Grid: Danylo Marinho 1º, Leandro D. Souza 2º, Hélio 7º, Flávio 9º, Martin 11º e Giba em 17º.
Com seus dois pilotos mais à frente do pelotão de largada, TANTASORTE Team levava vantagem que poderia ser decisiva para o Campeonato. Porém, (sempre tem um porém) na hora da largada Hélio Bassi beliscou o cone na linha da largada lançada e teve que pagar um stop and go nos boxes. O que era vantagem virou pesadelo e taca-le pau nesse carrinho para recuperar as posições.
Quem não estava muito preocupado com isso mas outra vez desfilou sua categoria foi o Flávio Pessoa que foi escalando o pelotão a sua frente e chegou a liderança da corrida, abrindo boa vantagem para os outros competidores. Na 2ª posição chegou Bruno Salles, que veio da 15ª posição no Grid e não fosse as ausências em 2 corridas, ele e sua equipe, BRT Brejas Racing Team teria tido melhor sorte no campeonato. Logo depois veio o Martin também com uma “corridassa”, marcando pontos importantíssimos para sua equipe. Na sequencia o dentista voador que correu como piloto reserva da Speed Waste veio da 17ª posição para cruzar a linha de chegada na 4ª colocação. Fábio Cipriani, o outro piloto da BRT chegou em 5º e Danylo Marinho fechou o pódio na 6ª colocação.
Hora de apurar os resultados e a temporada ficou definida com a Herby’s Racing como a grande Campeã do G2, com TENTASORTE Team no Vice-campeonato e Speed Waste na 3ª colocação. Além do troféu essas equipes conquistaram também o acesso ao G1.
Entre os pilotos Flávio Pessoa (na foto representado pelo seu parceiro Leandro) já era o Campeão e após o resultado vimos Jefferson Fernando da Silva conquistar a 2ª posição e Hélio Bassi a 3ª.
Troféu, champagne e um brinde aos Campeões do G2.
Neste grupo não temos rebaixamento, contudo desejamos melhor sorte em 2015 às equipes que batalharam e não conseguiram seus objetivos nesta temporada.
O Campeonato se encerra aqui. Queremos agradecer a todos que participaram dentro e fora das pistas, tornando esses nossos encontros cada vez mais alegres e divertidos.
Para os classificados, domingo que vem tem mais. Realizaremos o 5º GP dos Campeões, que é a corrida da Tropa de Elite da Confraria do Kart.
Para quem não vem nem correr e nem assistir, Boas Festas e que 2015 seja repleto de pódios e troféus não só nas pistas mas na vida de cada um de vocês.