8º campeonato - 4ª etapa

San Marino, uma surpresa duplamente agradável !! Pela primeira vez o Kartodromo de Paulínia entrou em nosso calendário com a realização de duas baterias pelo 8º Campeonato. Estávamos todos muito ansiosos o que é normal quando nos colocamos diante de algo que não conhecemos.

Durante o caminho de São Paulo até Paulínia um pouco de chuva, um pouco de frio e a expectativa de uma corrida com essas condições, o que por si só já causa certo frio na barriga. Junte-se a isso o fato de poucos Confrades já terem andado por lá e pronto os ingredientes para uma boa corrida estavam todos na panela.

Mas ai vieram as surpresas. Chegando ao Kartodromo não caia nenhuma gota de chuva e quando os pilotos foram para a pista, o traçado escolhido era muito rápido e de fácil memorização. Com poucas exceções os karts tinham rendimentos muito próximos o que nos proporcionou duas provas cheias de pegas, ultrapassagens e muita diversão.

Grupo 1

Confusão generalizada na largada. Após a formação do grid os pilotos partiram para a volta lançada da largada e quando chegaram para a bandeira verde, o fiscal de pista indicou mais uma volta de lançamento pois havia muito distanciamentos entre os karts. Contudo, nem todos viram essa indicação e acharam que a corrida já estava valendo e começaram a ultrapassar uns aos outros. Aqueles que sabiam que a corrida não havia começado sinalizavam para os demais para não desalinharem e seguirem num ritmo mais lento, porém não adiantou. Quando a galera chegou novamente na reta, se depararam com os cones e o fiscal de pista indicando que seria necessária mais uma volta de realinhamento do grid e lançamento para a corrida. E assim foi feito. Os pilotos se realinharam sem precisar parar a formação e chegaram novamente na reta, desta vez agrupados e assim largaram.

O que se seguiu na corrida foi muito empolgante, não só para quem estava correndo, mas também para quem estava assistindo. Com quinze pilotos na pista o que não faltou foi ultrapassagem. O pessoal que largou atrás chegou na frente, fazendo com que a prova fosse eletrizante do começo ao fim.

Que o diga o Luiz Marcatto que largou em 14ª e simplesmente atropelou todo mundo até assumir a ponta da corrida. Além da vitória o Luiz ainda marcou a melhor volta da corrida e fez uma das melhores provas na Confraria, senão a melhor.

Em seguida e literalmente em seguida desde a largada, veio outro piloto que fez uma ótima corrida. O Ratão, que saiu da 15ª posição para chegar 5s atrás do líder.

Mais 4s e chegaram o Madrassi, Diego, Nardo e Hélio, todos separados por pouco mais de 1s, fechando o pódio.

Com a ausência do Charlão e o 12º lugar do Magrão a equipe Easy Rider se mantém na zona de rebaixamento faltando apenas duas corridas para o final do campeonato.

Do outro lado da tabela, Linguini, Speedster´s e Racing Team Venko seguem nas 3 primeiras posições.

Pódio do G1

Após essa etapa a classificação do G1 ficou assim:

Classificação do G1

Grupo 2

Ultimamente o G2 tem se mostrado mais qualificado que o G1. Seria a salsicha mordendo o cachorro ? Isso nós não sabemos, mas o fato é que nas duas últimas provas (Nova Odessa e Paulínia) a velocidade média do G2 foi maior que a do G1. Além disso, as largadas do G2 normalmente não têm problemas. Tem muitos pilotos “bom de braço” nesse grupo !!

E com mais uma largada tranqüila, Felipe Batista que largou na 3ª posição, ao final da primeira volta já cruzou a linha de chegada na frente do pelotão. No resto da corrida, com pista livre a sua frente, Felipe fez várias voltas rápidas, sendo uma delas a mais rápida da corrida e com certa tranqüilidade, levou seu kart em 1º até o final da corrida.

Em seguida veio o Ivan Guerra, 13s atrás do 1º colocado. Esse foi outro piloto que fez uma corrida impecável !! Largou 11º e foi escalando o pelotão até chegar na 2ª colocação seguido pelo Cazuza (Gustavo pascoal) que largou em 12º e chegou apenas 3s atrás do Ivan.

Quem ficou brigando por posições e que tem marcado sua participação nesse campeonato por sua regularidade é o piloto Roger Borrello. Não fosse ausência na 1ª etapa, fatalmente estaria melhor posicionado na tabela de classificação. Desta vez com um 4º lugar, Roger Borrello largou de 9º, para conquistar pontos importantes para sua equipe. Não fosse a advertência sofrida teriam ultrapassado a outra equipe do Clã Borrello.

O 5º lugar ficou para outro piloto que vem melhorando seu desempenho a cada corrida. Rodrigo Marques, chegou a brigar pela 2ª posição no começo da corrida e cruzou a linha de chegada apenas 0,3 s atrás do 4º colocado.

Fechando o pódio na 6ª posição, Hector Borrello que fez uma corrida de recuperação após se envolver numa confusão no início da prova.

A briga pelo acesso ao G1 traz os dentistas voadores da GG Odonto, o casal da GP Racing e o pessoal da T.I. da Help Micros na zona de classificação, mas ainda teremos mais duas corridas e tudo pode mudar.

Pódio do G2

Após essa etapa a classificação do G1 ficou assim:

Classificação do G2

Entrevista do Mês

Este mês, conheceremos um pouco mais da equipe onde corre a única mulher piloto da Confraria do Kart. Além das curvas nas pistas do nosso calendário eles também dividem uma vida em comum, pois são casados. Quem são vocês GP Racing?

Equipe GP Racing

Sobre o Kart

  1. CDK: Há quanto tempo vocês andam de Kart?

    Ivan: Ando de kart há 20 anos. (Desde os 09 anos de idade)

    Glaucia: Há 1 ano e meio (soma apenas das temporadas que participei)

  2. CDK: Há quanto tempo vocês estão na Confraria?

    Ivan: Estou na confraria desde Janeiro 2011

    Glaucia: Estou na confraria desde Julho 2011

  3. CDK: De onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

    Ivan e Gláucia: O nome da equipe veio por meio da junção das 02 primeiras letras do sobrenome dos integrantes iniciais Ivan Guerra e Adriano Paim, que resultou na GP Racing.

  4. CDK: Como vocês se tornaram Confrades?

    Ivan: Me tornei confrade através de um convite do amigo Adriano Paim.

    Glaucia: Me tornei confrade através do convite de Ivan Guerra.

  5. CDK: Qual foi o melhor resultado na carreira (Confraria do Kart)?

    Ivan: O campeonato conquistado na 3° edição em 2011 no segundo semestre de participação, após ficar próximo da conquista na primeira participação.

    Glaucia: ??!!!! rsrs

  6. CDK: Quais suas expectativas para esta temporada da Confraria?

    Ivan: Retornando nessa temporada após ficar três temporadas fora por conta de um acidente fora das pistas as expectativas é de conseguir um boa posição no G2 nesse retorno e conquistar o acesso para o G1 além continuar com os grandes ‘pegas’.

    Glaucia: Melhorar meu desempenho dentro das pistas.

  7. CDK: Existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

    Ivan e Gláucia: Em nossa equipe não temos esse tipo de hierarquia ou classificação de pilotos, o que buscamos sempre é nos ajudar trocando experiências e melhorando sempre o desempenho.

  8. CDK: O que diferencia a Confraria do Kart dos outros campeonatos?

    Ivan e Gláucia: A confraria é mais que um campeonato, é uma família.

Sobre o Pessoal

  1. CDK: Como vocês se conheceram?

    Ivan e Gláucia: Nos conhecemos em 2010 na empresa onde trabalhávamos.

  2. CDK: Onde vocês moram (cidade / bairro)?

    Ivan e Gláucia: Moramos em São Bernardo do Campo – SP no bairro Planalto.

  3. CDK: Em que empresa vocês trabalham?

    Ivan: Trabalho na Mondial Assistance

    Gláucia: Hospital Estadual de Sapopemba

  4. CDK: Qual sua formação acadêmica?

    Ivan: Possuo formação em Logística

    Gláucia: Fonoaudióloga especialista em Neurologia e Gerontologia

  5. CDK: Se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

    Ivan: Bom nesse caso buscaria algum outro esporte que envolvesse competição e velocidade como ciclismo por exemplo.

    Gláucia: Na verdade, o Kart foi um acontecimento feliz na minha vida. Fiz ballet até meus 13 anos de idade e estava há 2 anos praticando Tae-kwon-do quando conheci o kart por meio do Ivan e do Adriano. Estou procurando me aperfeiçoar um pouco mais no kart e vencer alguns medos.

  6. CDK: As suas famílias vêm torcer?

    Ivan e Gláucia: Sempre que possível à família comparece para prestigiar as corridas.

  7. CDK: Algum comentário adicional?

    Ivan: Gostaria somente de agradecer em poder participar deste seleto grupo de amigos e fantásticos pilotos e elogiar os constantes esforços que tornam o campeonato sempre bem competitivo e acima de tudo amigável.

    Gláucia: Sou a única mulher do campeonato, mas nem por isso fui favorecida nas provas (digam-se o meus 30kg de lastro, rs). O melhor disso tudo é o tratamento igualitário e o clima de harmonia.

A próxima etapa também será numa pista onde a Confraria nunca esteve. Vamos para Itú no Kartodromo Schincariol. As informações que temos de lá é que a pista e os karts são muito bons e que as corridas são muito disputadas.

Vídeo da camera on board do Hélio Bassi em Paulínia: