Fazia muito tempo… Foram 43 dias ou 6,14 semanas ou 1.032 horas de total abstinência de velocidade. Teve Natal, Ano Novo, férias para alguns, muita comida, muita bebida, muita preguiça e conseqüentemente alguns quilos a mais na balança para alguns pilotos. Teve até casamento de filha de piloto. Mas Reunião da Confraria que é bom, não teve. Corrida de kart só para quem estava afim de produção independente.
Mas agora chega. Retomamos nossos encontros nas pistas onde podemos botar para fora o stress acumulado que a vida moderna nos oferece e rever amigos nos divertindo como sempre.
Dos 26 pilotos inscritos, 19 estavam presentes à 1ª corrida do 4º Campeonato da Confraria do Kart. Alguns eram recém chegados ao nosso grupo mas já se mostraram muito rápidos e consistentes na “tocada” de seus karts.
E foram todos para a pista para a tomada de tempos, afinal na primeira corrida do campeonato ainda não existe Grid de largada formado. Após o treino ficou definido Hélio Bassi na pole, Ivan Guerra na 2ª posição e Guilherme Bassi em 3º.
Veio a largada e o Ivan Guerra, nosso atual Campeão, pulou na frente e saiu puxando um bloco de mais 18 pilotos. Já na segunda volta o Hélio Bassi que tinha um kart muito bom nas mãos assumiu a liderança e começou a mandar várias voltas rápidas, chegando a abrir 7 segundos de vantagem para Ivan Guerra, Guilherme Bassi e Bruno Schunck que vinham brigando entre eles e se alternando na 2ª posição.
Enquanto isso, no pelotão intermediário a disputa também era boa e com muitas ultrapassagens emocionantes e diversas trocas de posições. Entre eles a equipe campeã da última temporada, Speed Waste, com os pilotos Fábio Zampirollo e Fernando Motta, estava disputando posições entre este pelotão intermediário e os últimos colocados. Isso é uma mostra do que essa temporada da Confraria nos reserva.
Aos 11 minutos de prova, inexplicavelmente Hélio Bassi roda na freada do “S” que antecede a reta principal, mas com a vantagem conseguida até ali, ainda permaneceu na liderança. Dali em diante o seu kart que vinha muito bem fica muito traseiro, dificultando a condução do Hélio que passou a virar tempos muito piores que no inicio da corrida.
A galera que vinha disputando a 2ª, 3ª e 4ª posição começa a se aproximar do líder, que já não bastasse os problemas com seu kart, ainda se enrolou na ultrapassagem de um retardatário. Isso foi o suficiente para que o Guilherme Bassi assumisse o lugar de seu pai na prova. Depois da prova o Guilherme declarou à nossa reportagem: – Vai ter discussão no jantar !!
Não demorou muito, Bruno Schunck e Ivan Guerra também ultrapassaram Hélio Bassi que foi parar em 4ª lugar. Aliás, muito bom esse Bruno Schunck. Estreou na Confraria mostrando ao que veio e já disputando a liderança da prova e marcando a melhor volta da corrida.
Com a briga intensa de Ivan Guerra, Bruno Schunck e Hélio Bassi, Guilherme só teve que se concentrar em sua corrida e abriu uma distância segura para cruzar e linha de chegada em 1º lugar. A disputa pela 2ª, 3ª e 4ª posição seguiu limpa em alto nível até o final só foi definida nas últimas curvas trazendo Hélio Bassi, Bruno Schunck e Ivan Guerra respectivamente. Luiz Nani em 5º e Marcus Sato em 6º completaram o podium.
Nossos atuais campeões não foram tão bem assim. Os pilotos da Equipe Speed Waste terminaram na 12ª (Fábio Z.) e 17ª (Fernando) posições.
Fato é que não podemos descartar nenhum piloto para a disputa das primeiras posições da próxima corrida. Ainda mais porque o grid de largada será invertido.
Se antes do campeonato estavam todos os pilotos empatados, agora, depois da 1ª corrida já podemos ver algumas caras novas no alto da tabela. Vejam a classificação dos pilotos.
Entre as equipes considerando-se os descartes a classificação é ainda mais surpreendente.
Veja o video da camera on board do 2º colocado, Hélio Bassi:
Conversando com alguns pilotos depois da corrida todos gostaram muito dessa 1ª prova. Isso nos deixa muito feliz, pois percebemos que estamos formando um grupo de pilotos cativos e um campeonato bastante equilibrado.
Depois desse tempo todo sem corridas, uma prova como essa, que foi disputada do começo ao fim só deu mais vontade de correr. E que venha logo o dia 26 de fevereiro, onde teremos a 1ª “corrida dominical” da Confraria do Kart.