3º campeonato - final

Afinal, a Final. Dia de final é assim. Aliás, noite de final. Existe uma certa eletricidade no ar. A expectativa por bons resultados era visível nos olhos de todos os pilotos, principalmente para aqueles que vinham para tentar o título. Por ordem de maior probabilidade de título estavam Fernando Motta, Fabio Zampirollo, Hélio Bassi, Ivan Guerra e Guilherme Bassi.

O clima de decisão era tão intenso que teve piloto que chegou na pista se locomovendo com o auxílio de uma bengala, é mole ?!?! Ah e o cara ainda levou um troféu para casa. Quem é ele?? Ivan Janjacomo, o Magrão.

Todos para a pista para a disputa da última etapa do 3º Campeonato da Confraria do Kart. Fernando Motta, favorito ao título, 1º no campeonato largou em 8º. Fábio Zampirollo em 2º no campeonato, ocupava a 3ª posição no grid. Hélio Bassi, 3º no campeonato, 5º no grid. Ivan Guerra 4º no campeonato e 7º no grid e Guilherme Bassi, 5º no campeonato e 1º no grid.

A corrida começou e tanto Fernando Motta quanto Hélio Bassi não conseguiram evoluir e viram suas chances de título terminar.

Guilherme Bassi e Fabio Zampirollo se mandaram na frente do pelotão e seguiram brigando pela liderança até a bandeirada de chegada. Nessa situação o Zampirollo mesmo chegando em 2º lugar, seria o campeão.

Mas aí, vindo de lá do meio do pelotão surgiu o Ivan Guerra “atropelando” todo mundo a sua frente. Um a um foi ultrapassando seus adversários até assumir a liderança da corrida e não largar mais. Para ser campeão o Ivan tinha que vencer e torcer para que o Zampirollo chegasse no máximo em 3º.

Quem não tinha nada a ver com isso e também tinha chance de título era o Guilherme Bassi que fechou a corrida em 2º lugar definindo assim o título a favor do Ivan Guerra.

Final de corrida, os pilotos ainda sem saber ao certo quem era o novo campeão da Confraria e veio a grande surpresa. O placar eletrônico do kartodromo mostrava Guilherme em 1º, Zampirollo em 2º e Ivan Guerra em 3º. O que teria acontecido ?? Nem o Guilherme sabia que tinha vencido e com isso tudo mudaria e o Zampirollo seria o novo campeão !!

Quando as planilhas de tampo foram publicadas, tudo foi esclarecido. O Ivan ao ultrapassar o Fábio Zampirollo, na visão dos fiscais de pista, teria cometido um atitude anti-desportiva e recebeu uma advertência e conseqüentemente um pênalti de 10 segundos no seu tempo total de corrida.

O Ivan falava que não tinha feito nenhuma “sacanagem” e não aceitava a punição de maneira alguma. A organização do campeonato nada poderia fazer a não ser declarar o Fábio Zampirollo como novo campeão.

Nesse momento o Fábio dirigiu-se à organização do campeonato e disse que o Ivan o havia ultrapassado limpamente e que a punição não era justa. Numa rápida reunião entre os pilotos decidiu-se que o Ivan Guerra era então o vencedor da corrida e também o novo Campeão da Confraria do Kart. Completaram o podium Guilherme Bassi em 2º, Fábio Zampirollo em 3º, Reinaldo Serdas em 4º, Hélio Bassi em 5º e Ivan Janjacomo de bengala e tudo na 6ª posição.

Pódio da etapa final

A apenas 4 pontos do líder Fabio Zampirollo e Fernando Motta ficaram empatados com 304 pontos cada um. A definição do Vice-Campeão só foi possível no 4º critério de desempate do regulamento. Fábio Zampirollo Vice-Campeoão e Fernando Motta no 3º lugar.

Entre as equipes Speed Waste foi a grande campeã da temporada, seguida pela Bassi Racing em 2º e Ivan´s Racing em 3º.

Pódio com as equipes vencedoras

Alguns fatos também merecem destaque neste campeonato:

  • The Fastest reagiu e marcou praticamente 50% dos seus pontos nas 2 últimas corridas da temporada terminando o campeonato em 4º lugar. 2012 promete !!
  • GG Odonto teve ausências importantes nas 3 últimas corridas. Não fosse isso teriam melhor sorte.
  • Force Índia terminou o campeonato com apenas 1 piloto. Aí fica difícil.
  • GP Racing deixou os resultados apenas nas mãos da Gláucia. Cadê o Ratão ??

Um campeonato sensacional e emocionante até a última curva, só poderia ser coroado com um ato de nobreza. Isso mesmo, estou falando do Fábio Zampirollo. Num País onde culturalmente levar vantagem a qualquer preço é mais do que comum, fomos brindados por uma atitude totalmente espontânea e de muito valor moral e esportivo, demonstrando que retidão de caráter é possível em qualquer lugar e situação. Abrir mão de uma decisão favorável em nome da verdade e da esportividade e mais do que isso, abrir mão do título da temporada, nem o Ayrton Senna fez. O Alain Prost que o diga …

O título de Cavaleiro do Império Britânico (Sir) está abaixo dos Títulos de nobrezas Britânicos, porém é uma condecoração concedida a nobres (Lordes) e personalidades não nobres (Plebeus), como ato de gratidão pelos serviços Prestados ao reino ou a rainha.

Por isso Zamp, não temos um troféu do tipo Fair Play para reconhecer tais atitudes que só engrandecem o nosso campeonato, mas como gratidão pelos serviços prestados à Confraria do Kart nós o condecoramos SIR Fábio Zampirollo da Confraria do Kart.

Parabéns ao novo Campeão da Confraria do Kart, Ivan Guerra.

Campeão, Ivan Guerra, segurando os troféus

Parabéns também ao Fábio Zampirollo e Fernando Motta que além de terminarem na 2ª e 3ª colocação do Campeonato levaram a SPEED WASTE ao título de Campeã entre as Equipes.

Speed Waste, dupla campeã

E assim termina o 3º Campeonato da Confraria do Kart. Esperamos que todos tenham se divertido e que no próximo campeonato cheguem para vencer, mas sempre com respeito aos demais confrades.

Todos os integrantes da Confraria reunidos

Assista as imagens da camera on bord do kart do Hélio Bassi:

E o 4º Campeonato já tem dia, hora e local para começar. Será dia 28-jan-12 as 15:30 hs no Kartodromo Internacional de Aldeia da Serra.