Afinal, a Final. Dia de final é assim. Aliás, noite de final. Existe uma certa eletricidade no ar. A expectativa por bons resultados era visível nos olhos de todos os pilotos, principalmente para aqueles que vinham para tentar o título. Por ordem de maior probabilidade de título estavam Fernando Motta, Fabio Zampirollo, Hélio Bassi, Ivan Guerra e Guilherme Bassi.
O clima de decisão era tão intenso que teve piloto que chegou na pista se locomovendo com o auxílio de uma bengala, é mole ?!?! Ah e o cara ainda levou um troféu para casa. Quem é ele?? Ivan Janjacomo, o Magrão.
Todos para a pista para a disputa da última etapa do 3º Campeonato da Confraria do Kart. Fernando Motta, favorito ao título, 1º no campeonato largou em 8º. Fábio Zampirollo em 2º no campeonato, ocupava a 3ª posição no grid. Hélio Bassi, 3º no campeonato, 5º no grid. Ivan Guerra 4º no campeonato e 7º no grid e Guilherme Bassi, 5º no campeonato e 1º no grid.
A corrida começou e tanto Fernando Motta quanto Hélio Bassi não conseguiram evoluir e viram suas chances de título terminar.
Guilherme Bassi e Fabio Zampirollo se mandaram na frente do pelotão e seguiram brigando pela liderança até a bandeirada de chegada. Nessa situação o Zampirollo mesmo chegando em 2º lugar, seria o campeão.
Mas aí, vindo de lá do meio do pelotão surgiu o Ivan Guerra “atropelando” todo mundo a sua frente. Um a um foi ultrapassando seus adversários até assumir a liderança da corrida e não largar mais. Para ser campeão o Ivan tinha que vencer e torcer para que o Zampirollo chegasse no máximo em 3º.
Quem não tinha nada a ver com isso e também tinha chance de título era o Guilherme Bassi que fechou a corrida em 2º lugar definindo assim o título a favor do Ivan Guerra.
Final de corrida, os pilotos ainda sem saber ao certo quem era o novo campeão da Confraria e veio a grande surpresa. O placar eletrônico do kartodromo mostrava Guilherme em 1º, Zampirollo em 2º e Ivan Guerra em 3º. O que teria acontecido ?? Nem o Guilherme sabia que tinha vencido e com isso tudo mudaria e o Zampirollo seria o novo campeão !!
Quando as planilhas de tampo foram publicadas, tudo foi esclarecido. O Ivan ao ultrapassar o Fábio Zampirollo, na visão dos fiscais de pista, teria cometido um atitude anti-desportiva e recebeu uma advertência e conseqüentemente um pênalti de 10 segundos no seu tempo total de corrida.
O Ivan falava que não tinha feito nenhuma “sacanagem” e não aceitava a punição de maneira alguma. A organização do campeonato nada poderia fazer a não ser declarar o Fábio Zampirollo como novo campeão.
Nesse momento o Fábio dirigiu-se à organização do campeonato e disse que o Ivan o havia ultrapassado limpamente e que a punição não era justa. Numa rápida reunião entre os pilotos decidiu-se que o Ivan Guerra era então o vencedor da corrida e também o novo Campeão da Confraria do Kart. Completaram o podium Guilherme Bassi em 2º, Fábio Zampirollo em 3º, Reinaldo Serdas em 4º, Hélio Bassi em 5º e Ivan Janjacomo de bengala e tudo na 6ª posição.
A apenas 4 pontos do líder Fabio Zampirollo e Fernando Motta ficaram empatados com 304 pontos cada um. A definição do Vice-Campeão só foi possível no 4º critério de desempate do regulamento. Fábio Zampirollo Vice-Campeoão e Fernando Motta no 3º lugar.
Entre as equipes Speed Waste foi a grande campeã da temporada, seguida pela Bassi Racing em 2º e Ivan´s Racing em 3º.
Alguns fatos também merecem destaque neste campeonato:
- The Fastest reagiu e marcou praticamente 50% dos seus pontos nas 2 últimas corridas da temporada terminando o campeonato em 4º lugar. 2012 promete !!
- GG Odonto teve ausências importantes nas 3 últimas corridas. Não fosse isso teriam melhor sorte.
- Force Índia terminou o campeonato com apenas 1 piloto. Aí fica difícil.
- GP Racing deixou os resultados apenas nas mãos da Gláucia. Cadê o Ratão ??
Um campeonato sensacional e emocionante até a última curva, só poderia ser coroado com um ato de nobreza. Isso mesmo, estou falando do Fábio Zampirollo. Num País onde culturalmente levar vantagem a qualquer preço é mais do que comum, fomos brindados por uma atitude totalmente espontânea e de muito valor moral e esportivo, demonstrando que retidão de caráter é possível em qualquer lugar e situação. Abrir mão de uma decisão favorável em nome da verdade e da esportividade e mais do que isso, abrir mão do título da temporada, nem o Ayrton Senna fez. O Alain Prost que o diga …
O título de Cavaleiro do Império Britânico (Sir) está abaixo dos Títulos de nobrezas Britânicos, porém é uma condecoração concedida a nobres (Lordes) e personalidades não nobres (Plebeus), como ato de gratidão pelos serviços Prestados ao reino ou a rainha.
Por isso Zamp, não temos um troféu do tipo Fair Play para reconhecer tais atitudes que só engrandecem o nosso campeonato, mas como gratidão pelos serviços prestados à Confraria do Kart nós o condecoramos SIR Fábio Zampirollo da Confraria do Kart.
Parabéns ao novo Campeão da Confraria do Kart, Ivan Guerra.
Parabéns também ao Fábio Zampirollo e Fernando Motta que além de terminarem na 2ª e 3ª colocação do Campeonato levaram a SPEED WASTE ao título de Campeã entre as Equipes.
E assim termina o 3º Campeonato da Confraria do Kart. Esperamos que todos tenham se divertido e que no próximo campeonato cheguem para vencer, mas sempre com respeito aos demais confrades.
Assista as imagens da camera on bord do kart do Hélio Bassi:
E o 4º Campeonato já tem dia, hora e local para começar. Será dia 28-jan-12 as 15:30 hs no Kartodromo Internacional de Aldeia da Serra.